terça-feira, 22 de maio de 2012

Força e Velocidade nos Jogos Olímpicos

Nas primeiras competições, os jogos eram apenas corridas, um tempo depois foram introduzidos os pentatlos. Nos pentatlos, os atletas disputavam no mesmo dia lançamentos de disco e dardos, luta, corrida e provas de salto, foi a partir daí que a força e a velocidadecomeçaram a ser mais exigidas nas competições, pois as provas de lançamento de dardo e corrida precisavam muito dessas qualidade. Ao longo do tempo, também surgiu um tipo primitivo de boxe, na qual todo tipo de golpe era válido, menos dedos nos olhos e mordidas.
Os pêmios eram apenas coroas de louros. Com o tempo os prêmios foram ficando maiores e os ganhadores tinham mais privilégios.

           
Quando a filosofia surgiu, a importância das crenças religiosas foi ficando para trás, o que fazia os gregos se dedicarem mais a conquista do corpo perfeito. Ter bons atletas, na Grécia, significava contar com soldados fisicamente preparados para guerras, ou seja, fortes velozes e resistentes. O filósofo Platão, sustentava a ideia de que a ginástica combianda com a música, era a fórmula para a hamonia com o corpo e com o espírito.

Fonte: Folha Em Busca do Corpo Perfeito
Fonte das Imagens: Google Imagens